quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Para ser feliz

É incrível.
A todo tempo exigimos –não propositalmente, mas ainda assim, é uma exigência- que os outros correspondam às expectativas que criamos.
Não me dôo, amo, ou sou gentil com as pessoas por querer algo em troca. Mas ainda assim espero algo em troca. É uma atitude de certa forma inconsciente, até você perceber que estas expectativas não são alcançadas.
Daí começa uma série de cobranças, choros, discussões e dúvidas. Muitas dúvidas: será que me importo demais com os outros?Eu deveria ser mais egoísta?É justo eu cobrar desta pessoa determinada atitude?E por aí vai.
Durante anos e anos agi desta maneira. Me doei, amei, chorei, briguei, duvidei, amei de novo, ri, chorei de novo e duvidei mais ainda do que da primeira vez. Assim como muitas outras pessoas, durante este tempo depositei minha felicidade nas mãos de terceiros. Esta esteve ligada diretamente as minhas expectativas em relação aos outros -amigos, amores - serem ou não atingidas, e a maior parte das vezes elas não foram.
Agora vejo, no entanto, como é injusto e egoísta achar que as pessoas tem que realizar aquilo que se acredita que elas devem. As pessoas são o que são, tem defeitos, qualidades, suas próprias expectativas e anseios e estas devem ser suas prioridades.E muitas vezes nós também não atingimos nossas próprias expectativas, quanto mais a dos outros.
Venho descobrindo que o problema não está nos outros e sim em mim. Por esperar, cobrar, me doar, etc demais.Por não fazer de mim a minha própria prioridade.Por me deixar a mercê das atitudes que não dependem de mim.
O que mais me incomoda nisso tudo é saber que para ser feliz eu deveria me bastar. Saber é uma coisa, fazer são outros quinhentos.
Agora, este é o meu objetivo, ser feliz por mim mesma, por me ter, me bastar.
Eu sei que isso é meio louco!Mas o mais louco e inacreditável desta história toda é ter passado tanto tempo dependendo dos outros para ser eu, para ser feliz.
É incrível!

5 comentários:

  1. o único amor que dura pra sempre é o amor próprio...

    ResponderExcluir
  2. Que biitinho!!!
    Gostei, Buonocore!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Faz o seguinte, Carmem: ache a fórmula de como se faz para não depositar a felicidade em terceiros; me ensina, afinal, estou te estimulando a procurar; e venda a tal fórmula para o mundo. Assim todo mundo sai ganhando!

    E continua postando!

    Um beijo =*

    ResponderExcluir
  4. Weeeeeeeeeeeeeeeeeeee! Eu acho e sinto a mesma coisa!

    ResponderExcluir